Páginas

10/04/2014

Montevidéu

Capital do Uruguai, Montevideo é sossegada e tranquila, tanto que está entre as 30 cidades mais seguras do Mundo, com uma incrível qualidade de vida.
 

Limpa e arborizada, com muito verde nas ruas e banhada pelo rio De la Plata, Montevideo, é composta por avenidas largas e prédios baixos, o que lhe confere um clima dos anos 50, época dourada na qual era uma das cidades mais prósperas da América Latina. Para dar uma volta no tempo, basta passear pelas Ramblas, avenidas que ficam à beira do rio, e admirar os apartamentos antigos e espaçosos, ou dar uma volta pela Cidade Velha, que, como o nome indica, é a parte mais antiga. Localizado perto do porto, o bairro mantém a arquitetura original, apesar de muitos prédios não estarem devidamente conservados.

No centro, inclusive à noite, se percebe um movimento grande de pedestres pelas principais avenidas, saindo de cinemas e teatros e em busca de cafés e bares para esticar a conversa ou o namoro.
Caminhar, aliás, é bom também para gastar calorias, porque, em Montevidéu, é difícil não ingeri-las em quantidades muito maiores do que o recomendado. Os rebanhos de raças europeias garantem carnes marmorizadas, muito macias, no almoço e no jantar. Nas vitrines das confeitarias, tortas, bombas, medialunas e muito doce de leite são um convite para um café. E mesmo em quiosques nas ruas pode-se saborear um legítimo “churros”, uma massinha frita coberta com açúcar cristal.
  • Onde ir:
Conheça o centro antigo, chamado de Ciudad Vieja, umas das principais atrações da cidade. Construções da época colonial, livrarias e bons museus estão aqui localizados.
(Mas é um local para ficar atento a bolsas e maquinas fotográficas, pois verificamos que é um local onde assaltos esporádicos acontecem)

A Puerta de la Ciudadela demarca o início do centro histórico e é um dos poucos resquícios remanescentes do período em que a cidade era cercada por uma muralha. Se gosta de café, faça uma paragem no centenário Café Brasileiro, o mais antigo da cidade e considerado a segunda casa do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano.





Mercado del Puerto
O Mercado Del Puerto tem a maior concentração de parrillas por metro quadrado em Montenidéu. Neste ambiente, um edifício histórico de 143 anos, estão situadas algumas dezenas de casas de carne que a despeito da concorrência estão todas sempre lotadas. Apesar de haver mesas em quase todos os restaurantes, muita gente prefere sentar no balcão para dispensar o pagamento do couvert, já que o preço das carnes aqui é mais salgado do que no resto da cidade.

(também recebemos informações de moradores da região, para se evitar o local as sábados e domingos devido a assaltos)






Teatro Solís
De 1856, refinado palco da cultura no país, a visita guiada dura cerca de uma hora.


 Museu Torres García
É um dos mais interessantes da cidade, em homenagem ao principal artista plástico uruguaio Joaquín Torres García, que tem entre as suas criações o mapa invertido da América do Sul.


Plaza Independencia
Situada no final da Avenida 18 de Julio, é a artéria mais importante da cidade e o trajeto é pontuado por praças acolhedoras, lojas, restaurantes e hotéis.


Ao desembocar na praça, encontra um monumento em homenagem ao general Artigas, responsável pelo movimento de independência do país. Dali é possível avistar o Palácio Salvo, que já foi sede do Governo e ainda é um dos prédios mais emblemáticos de Montevideo.

O peatonal Sarandí é um passeio onde estão livrarias, loja e cafés. Um bom lugar para se perder entre tragos de mate, colheradas de doce de leite ou taças de vinho.

Estádio Centenário
Declarado pela FIFA como o maior monumento histórico do futebol mundial, foi o primeiro estádio do Mundo criado especialmente para o espetáculo de futebol e cenário do Primeiro Campeonato Mundial de Futebol.

Feiras
Aqui vende-se, compra-se e troca-se todo o tipo de objetos e serviços; ao longo das ruas montevideanas formam-se labirintos de postos e concorrentes. Também é possível ver artistas ambulantes com variado tipo de propostas.

Parque Rodó
Um dos parques mais populares e visitados da cidade, privilegiado pela sua localização central, entre a praia Ramírez e o Clube de Golfe. Aqui, pode apreciar o monumento a José Enrique Rodó e a obra Nuevos Rumbos, que são grandes exemplos do trabalho do mais famoso escultor uruguaio, José Belloni.



Parque Zoológico
É um parque de conservação de animais e preservação de espécies autóctones de mais de 50 hectares. Está situado a 20 minutos do centro de Montevideo e é um dos locais de maior atração turística da cidade.


Costa do Rio do Prata


Os 22 quilômetros de calçadão à beira do Rio da Prata unem os diferentes matizes de Montevidéu. Seus habitantes conhecem este espaço como “La Rambla”e o elegeram como uma das partes mais queridas da cidade. Aqui os montevideanos chegam para pescar, praticar esportes, namorar e refletir sobre a vida.



Praias de areia fina
A cidade conta com numerosas praias de areia fina e branca e de águas calmas, únicas em extensão que fazem as delícias dos turistas. São elas:

Praia Pocitos
Tem uma superfície plana e areia branca, ideal para compartilhar em família. Localiza-se a apenas dez minutos do Centro de Montevideo.



Praia Buceo
Conta com um serviço de quiosques e salva-vidas. A poucos metros está o Museu Oceanográfico de Montevideo.

Praia Malvin
É uma grande baía de águas calmas, de onde se pode
desfrutar de uma vista panorâmica da costa montevideana.

  • Gastronomia: 
A carne uruguaia é considerada uma das mais saborosas do mundo, graças ao rebanho de gado de raças européias (Angus e Hereford), cuja genética permite o acúmulo de gordura entre as fibras da carne: é o famoso “marmoreio”, que confere às bistecas uma maciez fora do comum. Os cortes ganham ainda um sabor especial quando assados à moda uruguaia, sobre a parrilla, uma grade sobre as brasas de lenha. Nas casas especializadas é possível pedir o churrasco em porções ou optar pela parrillada completa, que inclui miúdos assados e acompanhamentos como pimentões recheados com presunto e queijo ou batatas cobertas com queijo roquefort.

Mas não se engane: apesar da tradição no preparo das carnes, o Uruguai também é famoso pelas massas e peixes que serve à mesa.

No Uruguai, até as comidas rápidas são muito bem feitas e saborosas. O sanduíche mais tradicional é o Chivito, cujo nome tem origem no tempo em que era uma comida popular, para pessoas de poucas posses: era feito com carne de cabrito (chivo), mais barata que a de gado. Hoje, o bife é de origem bovina e pode ser acompanhado de bacon, presunto, queijo e ovos, dependendo da variedade escolhida.
Outro lanche típico é o Pancho, um cachorro quente que, em geral, não leva nenhum outro recheio além da salsicha — apenas condimentos como a mostarda. Mas há também a versão com queijo.
Por último, mas não menos importante, está a pizza uruguaia, que também é simplificada. A massa vem em formato quadrado e o recheio tradicional é feito apenas com molho de tomate (muito bem temperado), embora a maioria dos restaurantes ofereça outras coberturas como queijo, presunto e azeitonas.

Doces
Também derivado dos excelentes rebanhos uruguaios, a produção leiteira deste país é de primeiríssima linha. Portanto, aposte sempre nos quitutes feitos com este ingrediente, começando, claro, pelo clássico doce de leite. Esta iguaria uruguaia pode ser consumida sozinha, como recheio de medialunas (uma massinha levemente adocicada em formato de lua crescente) ou dos churros.
Outra sobremesa típica é a torta Chajá, um merengue recheado com doce de leite e pêssegos. Por fim, se chover, corra para comprar as “tortas fritas”, uma massa de pastel caseira, frita, coberta com açúcar cristal. É uma tradição local e em dias nublados pode ser encontrada em qualquer padaria.

Bebidas
A maior parte dos vinhedos uruguaios se situa no departamento de Canelones, vizinho ao de Montevideo, o que facilita a visitação das vinícolas para quem gosta de turismo rural. Àqueles que apenas desejam apreciar a bebida, a variedade típica de uva nesta região é o Tannat, plantada em mais de um terço do solo destinado à vitivinicultura. Atenção para os rótulos dos vinhos uruguaios: quando, além da variedade da uva, aparecer a palavra “roble”, prepare-se para degustar uma bebida envelhecida em barris de carvalho.

  • Roteiros Personalizados: 
    Gostou desta indicação de 1000 Motivos Pra Viajar ? Se você quiser mais informações sobre Montevidéu ou um Roteiro Personalizado Completo com hotéis, passeios, restaurantes e como chegar, entre em contato conosco, será um grande prazer poder te ajudar nesta viagem.....  



    Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...