Páginas

25/03/2014

Lençois Maranhenses

Deserto é zona árida, de chuva escassa, sem vegetação, despovoado. Está nos dicionários. Um deserto molhado configura uma esquisitice da natureza. Centenas de quilômetros de dunas de areia preenchidas por piscinas naturais gigantescas é um sinal de que, como diz a canção, alguma coisa está fora da ordem.




Assim são os Lençóis Maranhenses: únicos no mundo, por conta da qualidade das chuvas na região, capazes de enriquecer o deserto com milhares de oásis azuis e verdes por alguns meses do ano. Dizem que por mais que você veja fotos e panfletos nada dimuni o im pacto que você sente ao se deparar com tamanha imensidão

Junto com Jericoacoara, no Ceará, e Delta do Parnaíba, entre os estados Piauí e Maranhão, os Lençóis Maranhenses compõem a Rota das Emoções do Nordeste brasileiro.



O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem área de 155.000 hectares, com perímetro de 270 km, nos quais cabem cerca de 70 km de praias desertas. Nos Lençóis, o índice pluviométrico chega a 1.600 mm por ano, ou cinco vezes mais do que a chuva média em regiões desérticas. A partir da orla marítima, ao norte, a força dos ventos monta e desmonta as dunas por 50 km rumo ao interior. E a força das chuvas faz cair tanta água no primeiro semestre de cada ano que ainda sobram bilhões de litros, nem evaporados nem absorvidos pela areias, para formar as piscinas naturais que são a grande atração do local.



A pequena cidade de Barreirinhas, a 260 km de São Luís, reúne boa infra-estrutura de apoio aos turistas. São várias opções de hospedagem, inclusive resorts de luxo, e uma rotina diária de passeios nas dunas, com guias e veículos apropriados, e também nos manguezais do rio Preguiças, cartão-postal da região. Os principais circuitos de lagoas ficam a 10 km ou 15 km do centro de Barreirinhas. É preciso cruzar o rio de balsa e percorrer um trajeto difícil de chão batido, em que até jipes com tração nas quatro rodas podem atolar.



 Mas é possível fazer isso também a partir dos vilarejos de Atins e Caburé, paradas obrigatórias dos passeios de barco pelo Rio Preguiças, a leste do parque, e Santo Amaro do Maranhão, a oeste. Esse último é dos lugares menos explorados, com dunas ainda mais impressionantes e lagoas cristalinas que ainda não são visitadas por grupos numerosos de turistas.



É importante planejar o período da viagem, a fim de aproveitar as lagoas em todo o seu esplendor, quando várias delas oferecem águas profundas para banho. Em geral, a melhor época para visitação vai de maio a setembro. Entre maio e agosto, as lagoas estão cheias e a paisagem, em plenitude. Em setembro, elas começam a secar. Na última semana de julho, acontece a Vaquejada, com shows folclóricos. Em agosto, estrangeiros desembarcam em peso por lá.




  • Roteiros Personalizados: 
Gostou desta indicação de 1000 Motivos Pra Viajar ? Se você quiser mais informações sobre Lençois Maranhenses ou um Roteiro Personalizado Completo com hotéis, passeios, restaurantes e como chegar, entre em contato conosco, será um grande prazer poder te ajudar nesta viagem.....  



Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...