Civita di Bagnoregio |
Hospedar-se em uma cidade medieval, nadar nas águas de uma caverna e dormir em um quarto recheado de peças de design. O roteiro de férias, que parece saído de algum sonho, é absolutamente real na pequena Civita di Bagnoregio, vilarejo com mais de 600 anos de idade que se equilibra a 440 m de altura entre dois rios ao norte da região do Lácio, na fronteira com a Umbria, na Itália. As ruínas, o design e as águas subterrâneas estão disponíveis para quem alugar a recém-inaugurada Domus Civita, casa de férias que ocupa uma restaurada construção do século 14.
Patrizio Fradiani, do Studio F Design, assina o projeto arquitetônico, que passou por várias reformulações até chegar ao resultado final. Apesar delas, diversos elementos originais foram mantidos, como a lareira de pedra antiga, as vigas de madeira, as paredes, o piso de terracota e, claro, toda a parte subterrânea da construção, que engloba túneis, nove cavernas da Idade Média e até uma escada escavada na pedra que facilita o acesso às águas cristalinas da gruta.
Mesmo com tanta história, os interiores da casa seguem uma linha oposta ao que se vê do lado de fora. A decoração aposta numa base branca e neutra, ressaltada por peças e móveis coloridos de design, distribuídos de forma pontual pelos ambientes. Entre eles, cadeiras assinadas por mestres como Ray e Charles Eames, Verner Panton, Philippe Starck, Konstantin Grcic e outros que dialogam com o lado antigo marcado pelas ruínas.
Com acesso restrito, possível apenas por uma sinistra ponte pedonal, a hospedaria fica no topo de cavernas etruscas que reúnem, ainda, tumbas e águas cristalinas, alcançáveis pelos interiores da residência. Apreciadores de vinhos também têm um lugarzinho cativo para saborearem os mais de 300 rótulos com fabricação local, na adega em meio às ruínas, localizada no interior da cisterna romana.
Do lado de fora, um belo jardim com uma fonte antiga, lounge, área para refeições ao ar livre e vista para o penhasco reforçam o clima natural da região. Mas a vedete do lugar é, sem dúvida, a inusitada piscina aquecida com Jacuzzi, que fica dentro de uma gruta de verdade e ainda recebe iluminação à luz de velas. Mais romântico e intimista, impossível.
- Roteiros Personalizados:
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário